Dia 21 de Setembro é o dia mundial da Pessoa com demência.

Sabe quantas Associações se dedicam à demência, em Portugal?

Em Portugal, tal como em muitos outros países, o parceiro de cuidados é que quase sempre um familiar próximo e a pessoa com demência mantém-se na sua casa por quase todo o processo demencial.

Isto diz-nos que é fundamental que existam apoios na comunidade, que são, muitas vezes, prestados pelas Associações criadas pela sociedade civil.

Mas, afinal, quantas Associações de apoio a pessoas com demência e seus cuidadores existem em Portugal?

Encontrámos 5 Associações, quatro em Portugal Continental e uma na Ilha de São Miguel.

A Associação Alzheimer Portugal é a maior e mais representativa e celebra este ano o seu 30 Aniversário. Tem várias delegações e alguns núcleos distribuídos pelo país:

Alzheimer Portugal :

“Fundada em 1988 pelo Professor Doutor Carlos Garcia, a Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída para promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem cerca de dez mil associados em todo o país. Como membro da Alzheimer Europe, a Alzheimer Portugal participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a Doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, profilaxia e tratamentos.”

Associação Agir no Tempo :

“A Agir no Tempo é uma associação de Apoio a Demências, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, desde 6 de Abril de 2016, com a sua constituição legal a 18 de Fevereiro de 2015, de âmbito regional, tendo a sua sede em Estremoz. Tem como missão desenvolver cuidados especializados na prevenção do envelhecimento precoce e no acompanhamento de pessoas com doença de Alzheimer outras demências ou patologias neurodegenerativas e seus cuidadores, em meio institucional e na comunidade, contribuindo para a melhoria e manutenção da sua funcionalidade e bem-estar biopsicossocial.”

Associação Reabilitar Alzheimer

“Somos uma equipa de profissionais que já tem vários anos de experiência na intervenção com pessoas com a Doença de Alzheimer e suas famílias. Decidimos então criar um serviço especializado para os mesmos, com os seguintes objetivos:

Maximizar o funcionamento cognitivo e o bem-estar da pessoa com Alzheimer, bem como ajudá-la no processo de adaptação à doença; Estimulação das capacidades da pessoa, preservando, por o maior período de tempo possível, a sua autonomia, conforto e dignidade;

Evitar uma rápida evolução da doença; Ajudar a conviver com a doença do seu familiar.

Associação Alzheimer Pinhal Litoral

“A Associação Alzheimer Pinhal Litoral – Associação de Familiares, Cuidadores, Amigos e Doentes de Alzheimer – Leiria, Portugal foi fundada a 19 de junho de 2013, estando registada como associação com fins de saúde, sem fins lucrativos”

A Associação Alzheimer Pinhal Litoral não tem website, mas tem página de facebook onde divulgam os seus serviços:

https://www.facebook.com/pages/category/Nonprofit-Organization/Associa%C3%A7%C3%A3o-Alzheimer-Pinhal-Litoral-421589147969902/

Associação Alzheimer Açores

“A Associação Alzheimer Açores – alza, foi constituída a 18 de outubro de 2006 como Instituição Particular de Solidariedade Social, em S. Miguel, Açores e publicada a sua constituição em Jornal Oficial II Série n.º 122 com o n.º13/2008. A associação tem por objeto a atuação no âmbito da doença e dos doentes de Alzheimer, com o fim de designadamente, obter para os portadores da doença e seus familiares o melhor apoio a todos os níveis, recolher e divulgar os últimos conhecimentos sobre a doença, promover o seu estudo e investigação, com vista a contribuir para um melhor conhecimento das suas causas, mecanismo, profilaxia e tratamento.”

A Alza não tem website, mas tem página de facebook onde divulgam os seus serviços e atividades: https://www.facebook.com/Alzheimer.Acores/

 Associação Humanitária de Parkinson e Alzheimer:

Esta associação fundada a 30 de Dezembro de 1998 no entanto não tem website,mas tem uma página facebook do seu centro de dia :

https://www.facebook.com/ahdpa/

Existem cinco Associações em Portugal que têm como missão auxiliar pessoas com demência e seus prestadores de cuidados.

Será que a informação sobre todas elas está disponível a quem precisa?

Será que entre estas associações há protocolos ou alguma sinergia para rentabilizar esforços?

Não sei dizer.

Espero que esta informação vos seja útil.

A Humanamente