A Humanamente Lda. foi pensada e desenvolvida ao longo de uma investigação de doutoramento.

Esta investigação teve como trabalho de campo a observação do dia-a-dia de pessoas com demência em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. A observação foca-se nas necessidades psicossociais das pessoas com demência e no seu bem-estar. O processo de observação e a reflexão sobre os resultados obtidos criaram as bases para o início deste projeto.

As dúvidas que mais surgiram ao longo de todo o processo foram: “Como envolver as pessoas com défice cognitivo?”, “Como desenvolver atividades que sejam ao mesmo tempo dirigidas a adultos, com um grau de dificuldade adequado e estimulantes?”.

É recorrente ouvir que os idosos não querem fazer nada, que as pessoas com demência não fazem nada, sendo muitas vezes descritas como apáticas.

Estar envolvido em atividades significativas é uma necessidade humana, seja qual for a idade ou o défice que a pessoa apresente.Privar alguém do envolvimento em atividades, é privá-la da relação com o mundo e com os outros, é, em ultima instância privá-la da sua humanidade.

Este é o problema que as pessoas que têm défices cognitivos e aqueles que lhes prestam cuidados gostariam de ver resolvido, porque ter uma ocupação significativa, estar envolvido num projeto de vida aumenta o bem-estar e qualidade de vida de todos.