As palavras na demência:
As palavras têm muito poder, já sabemos.
Que palavras usa quando descreve uma pessoa que vive com demência?
Quando alguém deseja sair, o que pensa? Que a pessoa está a tentar fugir, ou pelo contrário, que a pessoa quer sair porque tem algum desejo ou necessidade ou ainda porque está a tentar manter as rotinas que sempre teve?
Como podemos mudar crenças? Como se alteram paradigmas?
É importante conhecermos outros autores, para além daqueles que disseminam o modelo biomédico.
Neste momento também existem muitas opções acessíveis nas redes sociais de autores reconhecidos e com trabalho realizado no que diz respeito à Abordagem Centrada na Pessoa com demência, como por exemplo a Terapeuta Ocupacional Teepa Snow
O tipo de atividades que escolhemos e propomos às pessoas com quem trabalhamos também devem ser cuidadosamente escolhidas para que estejam de acordo com esta abordagem. Aqui neste site encontra o várias opções, nomeadamente o manual de estimulação cognitiva “100 Exercícios para a Mente”
A mudança de paradigma é um caminho que não se faz de um dia para outro, mas quando refletimos sobre as nossas práticas e sobre que forma podemos contribuir ainda mais para o bem-estar e dignidade das pessoas que vivem com demência…..então estaremos um passo mais perto dessa mudança!
Oiça aqui o 4º episódio do Podcast Humanamente: