PAC ® – Uma Abordagem positiva no cuidado às Pessoas que vivem com demência
PAC® tem como premissa a seguinte frase: Até que exista uma cura, existe o cuidar e foi estruturada por Teepa Snow. E, quem é Teepa Snow?
É uma Terapeuta Ocupacional norte Americana com uma vasta experiência na área da prestação de cuidados a pessoas que vivem com demência. Ao longo dos anos conceptualizou uma nova abordagem que nos permite olhar e compreender a pessoa no seu processo de “mudança cerebral” (Teepa Snow explica e demonstra aquilo que acontece num cérebro de uma pessoa com diagnóstico de demência como um processo de mudança e alteração). Esta nova compreensão baseia-se nos mesmos princípios humanista que a Abordagem Centrada na Pessoa com demência, mas vai mais além no que diz respeito aos aspetos práticos de relação, comunicação e prestação de cuidados.
Teepa Snow vê a prestação de cuidados como uma parceria entre o cuidador e pessoa que vive com demência em que todos ganham: O parceiro de cuidados dá suporte às necessidades da pessoa à medida que o seu processo evolui, promovendo sempre o envolvimento e o significado ( dois pilares do seu modelo conceptual) e, através dessa relação, o próprio cuidador sente cresce enquanto pessoa, e sente-se, igualmente, suportado e compreendido no seu papel de cuidador.
Esta Abordagem – PAC® nunca perde de vista a díade (cuidador-pessoa que vive com demência) integrada num contexto e numa história de vida.
Por ser um modelo que foi sendo construído através da prática clínica, dá-nos muitas ferramentas que podemos aplicar no imediato, nomeadamente, no que diz respeito à comunicação, à relação e ao modo “revolucionário” como esta autora (re)criou aquilo a que chamamos “fases da demência” : Estadios rígidos, arbitrários, pouco consensuais e muitas vezes totalmente desligados da prática e que nos apresentam uma pessoa segundo o que já não tem, nem faz mas, sem nos darem ideias de como dar suporte ao que ainda a pessoa faz e necessita. Teepa Snow apresenta as fases como estados (onde podemos estar e deixar de estar, portanto dinâmicos e fluidos). Para dar um exemplo mais prático: Quando alguém classifica uma pessoa com Doença de Alzheimer em fase moderada, baseia-se no que a pessoa já não faz ( não come sozinha, está incontinente…) e, muitas vezes, nem conhece a pessoa, limita-se a “rotula-la” segundo opiniões de terceiros.
Esta classificação é, por demais, simplista e redutora. Basta que não se tenha em conta o contexto e a relação de cuidar.
Quantas vezes o contexto onde nos encontramos é hostil, no que diz respeito ao dar suporte às nossas capacidades?
Quantas vezes é que uma pessoa “em fase moderada” é impedida de andar porque o espaço onde vive não é seguro?
Quantas vezes é que ouvimos dizer que a pessoa é agressiva? E,quantas vezes nos perguntamos o que aconteceu? Como é o contexto?
Pois bem, a o modelo proposto por Teepa Snow para a compreensão do momento em que a pessoa se encontra, o modelo das pedras preciosas (Gems Model® ), tem exatamente essa função: compreender a pessoa no momento e não rotulá-la.
Segundo o modelo das pedras preciosas, cada um de nós funciona e alterna entre estados ( que vão desde o diamante até à pérola) consoante o momento e as influências externas e internas. Este modelo, não só nos permite entender em que momento se encontra aquela pessoa ( de uma forma muito prática) mas também nos traduz no imediato as implicações que cada estado tem no funcionamento, no envolvimento e nas necessidades de adaptação.
Ter uma nova compreensão da pessoa que vive com demência e ser um apoio muito prático na resolução dos problemas do dia-a-dia, é que se propõem fazer as duas consultoras certificadas na Abordagem Positiva no cuidado às Pessoa que vivem com demência – PAC®.
O processo de consultoria PAC® para parceiros de cuidados informais ou para equipas de prestação de cuidados que irá, seguramente, contribuir para mudar o paradigma de prestação de cuidados às pessoas que vivem com demência, em Portugal.
Patrícia Paquete – Terapeuta Ocupacional e doutorada em Saúde Pública, Fundadora da empresa Humanamente.
Contacto – consultoria.pac@humana-mente.pt
Links úteis: