Existem várias estratégias centradas na pessoa com demência que podem ser aplicadas no dia-a-dia. Por vezes, procedimentos tão simples fazem toda a diferença no bem-estar das pessoas, mas para isso, é preciso uma escuta ativa e que exista um compromisso em conhecer a pessoa que temos à nossa frente.
Hoje, em visita a um novo espaço de um Centro de Dia, recordei um senhor que conheci há uns anos e que frequentava o Centro de Dia que geri:
O senhor, com diagnóstico de demência, era ainda relativamente jovem e frequentava o Centro diariamente. Estava quase sempre muito ansioso e agitado, não participava nas atividades propostas e isolava-se. Tinha uma característica engraçada, quando acabava de almoçar, levava a mão ao bolso para tirar a carteira para pagar a refeição: Nós dizíamos sempre que já estava pago. No entanto percebemos que ele levava a mão ao bolso com muita frequência e não trazia carteira.
Perguntamos à esposa porque não lhe dava a carteira, e a resposta foi a que ouvimos muitas vezes na presença de demência :” Para quê? Já não vale a pena”.
Explicamos que o esposo parecia ansioso e que poderia sentir-se mais seguro se tivesse a carteira com ele.
Quem quer sair sem dinheiro? Sem documentos? E se acontece alguma coisa?
Era esta angústia que o senhor, provavelmente, sentia sempre que procurava a carteira.
Chegou o dia em que a carteira veio e dentro dela estava, para além de algum dinheiro, o cartão de sócio do Benfica.
A partir desse dia, o senhor levava a mão ao bolso e a carteira estava lá. Sempre que a tirava e mostrava o cartão de sócio, havia alguém que lhe fazia uma pergunta, alguém do Benfica celebrava e alguém de um clube rival ( quem será?) dava-lhe os “pêsames”. Nesses momentos, este senhor, não só se sentia seguro, como se sentia incluído no grupo, e o seu bem-estar aumentou.
É essencial procurar o significado de tudo na vida de uma pessoa com demência, a procura de diferentes estratégias é essencial, pois por vezes a resposta é tão simples como a presença de uma simples carteira.
Poderão existir outros artigos do seu interesse aqui