A Humana Mente juntou-se à Brain Loves Circuits para produzir este vídeo. Nele encontra pequenas situações que ilustram o que pode ser o dia-a-dia de alguém que vive com demência. Tentamos igualmente, mostrar de que forma poderá responder às cinco necessidades psicossociais, tal como foram descritas por Tom Kitwood, integrando essa resposta na sua relação de prestação de cuidados.
As necessidades são: Ocupação, Vínculo, Identidade, Conforto e Inclusão e, para Tom Kitwood, muito do mal-estar que as pessoas que vivem com demência experienciam tem que ver com a sua não resposta, por parte dos parceiros de cuidados.
Na Humanamente propomos um novo olhar sobre o que poderá ser viver com demência. Desafiamos-vos a mudar a perspectiva e a ver as situações pelo ponto de vista da Pessoa que vive com demência, sempre que há um comportamento que não compreenda, questione-se, o que será que a pessoa necessita? O que me está a querer dizer?
Comportamento é comunicação!
Se, antes de achar que é apenas mais um sintoma de Alzheimer, tentar perceber o que a pessoa poderá estar a sentir, que desconforto, que necessidade está por responder….o seu interesse é na pessoa e em como aumentar o seu bem-estar e não no sintoma e como “lidar” com ele….
O que propomos é que se foque na relação e no bem-estar e esperamos que este vídeo o possa ajudar.
Se ficar curioso, depois de ver o vídeo, aconselhamos que pesquise os nossos Planos de Bem-estar em Demência
O vídeo : As cinco necessidades psicossociais: Aplicação na prática