Quem sou eu?

 

Neste manual de estimulação cognitiva “100 Exercícios para a Mente”, os primeiros exercícios referem-se à memória autobiográfica.

A pergunta ” quem sou eu? coloca-se às pessoas com demência,muitas vezes ao longo do dia. Elas próprias por vezes não sabem quem são e nós na ânsia de “estimular” questionamos vezes sem conta: “Quem sou eu?” ; “Qual é o meu nome?” “Em que dia estamos?”

Foi, em grande parte,graças a uma querida senhora com quem tive a sorte de trabalhar que tomei a opção de escolher exercícios sobre a memória autobigráfica logo no início do manual.

Em 2003 eu era diretora técnica de um Centro de Dia que esta senhora frequentava, ao longo do dia ela aproximava-se de algum de nós e perguntava-nos:”Tu sabes quem eu sou?” e nós diziamos sempre que sim, diziamos-lhe o seu nome, de onde vinha, onde morava e onde estava e ela seguia,segura, porque ali sabiam quem ela era, mesmo quando ela própria não sabia.

Para nós o mais importante era dar-lhe esta sensação de segurança e conforto, muito mais importante e vital do que qualquer estimulação cognitiva que pudessemos fazer;aliás sem esta sensação de bem-estar ninguém consegue estimular-se.Assim, o desafio que lançamos a quem usa o manual é:conheçam as pessoas com quem trabalham antes de aplicar as estratégias de estimulação cognitiva, estabeleçam relações de confiança com as pessoas com ou sem demência, transmitindo-lhes segurança e conforto e só depois nas competências a estimular!

A Humanamente